Anéis aromáticos ou arenos são compostos orgânicos cíclicos planares que possuem ligações duplas alternadas. Os anéis aromáticos podem ser homocíclicos que possuem somente carbono ou heterocíclicos que possui um heteroátomo. A quantidade de átomos no anel também pode variar, sendo considerados aromáticos anéis que, além de possuir todas as características necessárias, tenham a partir de quatro átomos no ciclo.
Suas características essenciais para distinguir um anel aromático são os quatro átomos de carbono; sua estrutura planar a onde que seus átomos estão em um mesmo plano; dupla ligação; obedece a regra de Huckel, sendo 4n+2, onde n é o número de ligações, portanto deve ser o número inteiro, portanto deve ser um número inteiro, ligação covalente, os átomos compartilham os elétrons da ligação, causando uma atração mútua entre eles e fazendo com que a estrutura permaneça unida.
O cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é o botão seco da flor pertencente à família Myrtaceae de origem das ilhas Molucas, localizadas na Indonésia, e a denominação do constituinte majoritário de seu óleo essencial é eugenol (Obtido a partir de várias fontes naturais. É um liquido incolor ou amarelo pálido. Em exposição ao ar escurece e engrossa, possui odor de cravo condimentado, sabor picante, praticamente insolúvel em água). Em escala laboratorial, o eugenol é extraído principalmente por hidrodestilação, e é um composto aromático muito eficiente que vem despertando o interesse dos cientistas devido a sua lipossolubilidade, que tem baixa toxicidade e por possuir atividades biológicas. Dessa planta se extrai, por destilação e em aparelhos especiais, uma essência oleaginosa, fortemente aromática. O óleo de cravo-da-índia contém eugenol (70 a 98%), cariofileno, metil amil acetona, álcool benzílico, ác. eugênico, ác. salicílìco e furfurol.
Óleos essenciais são definidos como compostos orgânicos voláteis, sendo caracterizados principalmente devido ao seu forte sabor e intenso aroma(BROWN; MORRA, 1995). São extraídos a partir de fontes naturais, ou seja, de plantas aromáticas ou especiarias. A composição química destes óleos depende de vários fatores, sobretudo da origem da planta, à vista disso, cada óleo essencial apresenta composições químicas peculiares. Assim sendo, estes compostos podem conter centenas de componentes químicos diferentes, o que o torna um produto muito valorizado. As essências são imiscíveis com água sendo, entretanto, são solúveis em álcool, clorofórmio, diclorometano, éter e outros solventes orgânicos.
O interesse dos homens por substâncias orgânicas teve sua origem ainda na pré-história. Pigmentos para tintas, perfumes e produtos usados na medicina popular eram basicamente compostos orgânicos, e requeriam algum tipo de extração da sua fonte natural, usualmente plantas. Muitos materiais orgânicos de origem natural, principalmente os cristalinos, foram isolados e purificados no séc. XIX. O estudo da suas reações constituiu o início da química orgânica, e durante muito tempo, esses produtos naturais, constituíam a principal fonte de produtos químicos orgânicos.
Apenas com o desenvolvimento da síntese orgânica, a química libertou-se da total dependência dos compostos de origem natural, ainda assim, uma grande variedade de estruturas de origem natural é de provocar deslumbres pela sua arquitetura molecular, constituindo-se um desafio à síntese e elucidação.
O cravo-da-índia que tem o nome científico Caryophyllusaromaticus L. e família Myrtaceae, é o produto do craveiro da índia. Esta é uma árvore de até 15m, de origem asiática, aclimada na África e no Brasil. São árvores terrestres, crescem em terrenos úmidos, e de ocorrência no Brasil, do Amazonas até São Paulo. Possui flores aromáticas de coloração róseo-púrpura.
O eugenol ou óleo de cravo é um forte anticéptico. Seus efeitos medicinais auxiliam no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão e diarreia. O mesmo contém propriedades bactericidas, antivirais e também é muito utilizado como anestésico e anticéptico para o alívio de dores de dente. Seu uso é frequente em perfumarias e tem o papel, também na medicina, de anestésico local. È usado na produção do isoeugenol, para a síntese de vanilina, embora esta seja agora produzida a partir do fenol ou de lenhinas.
A espécie vegetal Syzygiumaromaticum, conhecida popularmente como cravo-da-índia contém um óleo essencial de grande valor econômico no mercado, devido ao elevado teor de eugenol, o qual é largamente usado nas indústrias químicas e farmacêuticas.
Extração de anéis aromáticos:
Antes de realizar o trabalho de destilar foi feito a maceração do cravo para facilitar a liberação do óleo e de essência na destilação. O vídeo a seguir mostra omo feito esse procedimento:
Após a realização de todos os processos feitos em laboratório, ficou comprovada a possibilidade de extração do óleo do cravo da índia através de destilação simples, método que não exige conhecimentos técnicos avançados para a realização.
O eugenol extraído apresentou todos os pontos esperados antes da realização do trabalho, como seu cheiro característico e sua cor, deixando evidente que o processo foi concluído de forma correta.
A quantidade de óleo obtida foi baixa, devido à proporção de produto utilizada para a extração e ao tempo de arraste, visto que os mesmos influenciam muito no resultado, deixando claro que a matéria utilizada deve ser em grande proporção para que seja produzida uma quantidade significativa de óleo no final do processo.
Referências:
AGOSTINHO, T. Extração, caracterização e aplicações do óleo essencial do cravo-da-índia (syzygium aromaticum). Biblioteca digital, 2014. Disponível em: https://guiadamonografia.com.br/citacao-de-site-e-artigo-da-internet/.
Acesso em: 20 out. 2018. BROWN, P.D.; MORRA, M.J.; MCCAFFREY, J.P.; AULD, D.L.; WILLIAMS III, L. Allelochemicals produced during glucosinolate degradation in soil.Journal of Chemical Ecology, v.17, p.2021-2034, 1991.OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de et al. Constituintes químicos voláteis deespeciarias ricas em eugenol. Rev. bras. farmacogn. [online]. 2009, vol.19,n.3, pp. 771-775. ISSN 0102-695x.SATYAJIT.D.SARKER,Lutfun Nahar,Química geral ,Orgânica e de produtosnaturais.Editora-Guanabara.SOARES, Bluma Guenther: Souza, Nelson Ângelo; Pires, Dario Xavier– Química Orgânica – Técnica de preparação, purificação e identificaçãode compostos orgânicos, Guanabara.TEXEIRA, B. Anéis aromáticos. Info escola. Disponível em:https://www.infoescola.com/quimica/anel-aromatico/. Acesso em: 20 out. 2018.
Comentários
Postar um comentário